No dia 25/11/2024 no Pavilhão da EB Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, sob a orientação dos árbitros Aveirenses, Mário Coutinho e Jésua Marçalo, decorreu a primeira ação de formação de jovens árbitros para os jogos de Sub-14, masculinos e femininos.
Esta ação de formação contou com a participação de 15 jovens Atletas do CD Feirense, Treinadores e Dirigentes do Clube. Em representação da Associação de Andebol de Aveiro esteve presente o Responsável da Arbitragem, Miguel Figueiredo.
Os preletores, Mário Coutinho e Jésua Marçalo, fizeram uma abordagem sobre toda a temática da arbitragem, realçando a importância e a responsabilidade da função do árbitro no jogo de Andebol, referiram os aspetos mais importantes das leis do jogo, com exemplificação prática, foi analisado e discutido o documento orientador da FAP sobre a arbitragem no escalão de Sub-14, que esta época pela primeira vez não terá árbitros oficiais nomeados, assumindo os jovens árbitros/atletas essa função. No final ainda houve espaço para uma sequência de perguntas e respostas, que serviu para os atletas tirarem todas as dúvidas.
Os jovens atletas do CD Feirense que aceitaram este desafio e decidiram, com coragem e determinação, assumir mais esta responsabilidade, são: Afonso Oliveira, André Costa, Beatriz Moutinho, Daniel Dumych, Dinis Antunes, Gonçalo Pinho, Guilherme Freire, Martim Silva, Mateus Silva, Naíma Valente, Rafael Barbuda, Raul Soares, Santiago Maia e Tomás Alves. Gustavo Ribeiro, já árbitro e atleta Sub-18 do CD Feirense fez questão de marcar presença.
Boa sorte aos nossos jovens atletas e futuros árbitros!