A ABTF Betão-FEIRENSE terminou a 83.ª Volta a Portugal com André Cardoso no 7.º lugar da classificação geral, a mesma posição ocupada na classificação por equipas, entre as 18 formações presentes. O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) conquistou a camisola amarela.
No decorrer das 11 jornadas, num total de 1559,7 quilómetros, a ABTF Betão-FEIRENSE mostrou a sua garra de betão e esteve sempre bastante activa nos momentos cruciais, entrando nas fugas do dia desde a primeira etapa em linha. Micael Isidoro, Fábio Oliveira, Márcio Barbosa, Ivo Pinheiro, Venceslau Fernandes e Viktor Manakov foram os homens que nunca baixaram os braços para manter a equipa na frente da corrida e também resguardar ao máximo o seu líder André Cardoso, para este poder estar entre os melhores no seu terreno predilecto, a montanha. Um extraordinário trabalho de equipa, que resultou em três Top 10 do trepador André Cardoso nas etapas de montanha: 4.º na Torre, 6.º na Sra. da Graça e 7.º no Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.
Declarações no final da Volta a Portugal:
André Cardoso: “Depois de estarmos numa boa condição queremos sempre mais. Gostava de ter ganho na Serra da Estrela, mas não consegui. Gostava de ter ganho na Sra. da Graça, também não consegui. Fazer 6.º ou 7.º para mim não é o mais importante, mas sim o espectáculo que conseguimos proporcionar aos telespectadores e às pessoas lá em casa que nos apoiam. Acho que o dever foi cumprido, dei o meu melhor. Tenho de agradecer muito à ABTF Betão-FEIRENSE por todo o apoio e por ter acreditado nas minhas capacidades. Acredito que para o ano posso repetir ou quem sabe fazer melhor, quem sabe ganhar uma etapa.”
Director desportivo Joaquim Andrade: “Como sabíamos que o André na classificação geral ia ter poucas hipóteses, até por este último contra-relógio, acima de tudo procurámos estar na luta por etapas e não hesitar em dar espectáculo. Foi isso que ele fez. Talvez se tenha precipitado um pouco na etapa da Torre, não deveria ter sido o primeiro a dinamitar a corrida. Se aguardasse mais talvez pudesse ter chegado noutra posição lá acima. Ontem [na Sra. da Graça] voltou a estar a um grande nível. Corremos sempre com a ideia de espreitar as oportunidades, atacar e não estar à espera do último metro para depois fazer 4.º ou 5.º na mesma. Fizemos o melhor que pudemos e estamos satisfeitos com a prova em si.”
Classificação Geral – 83.ª Volta a Portugal:
1.º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 38h38m31s
2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 1m09s
3.º António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 2m35s
…
7.º André Cardoso (ABTF Betão-FEIRENSE) a 7m31s
20.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 22m56s
30.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 34m46s
50.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 55m47s
61.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 1h13m37s
90.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 1h36m16s
Geral Equipas:
1.ª Glassdrive-Q8-Anicolor 115h58m36s
7.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 57m03s