Num concelho como o de Santa Maria da Feira, com grandes tradições no ciclismo, o Feirense abraçou esta modalidade no final de 1983 com a criação de uma equipa de formação no escalão de juniores, denominada Feirense-Ruquita, que entraria em competição no ano seguinte. Foi o início de uma ligação ao ciclismo de competição que se manteria durante uma década, até 1993, já com a designação de Imporbor-Feirense. Ainda em 1983, a par do Ciclismo, o Feirense abraçou também a modalidade de Ginástica e conquistou mesmo alguns títulos nacionais na variante de trampolins.


Esta é a equipa de ciclismo profissional da Ruquita-Philips-Feirense que em 1990 participou e venceu a 52ª Volta a Portugal em Bicicleta. O grande vencedor desta edição da prova rainha do ciclismo português foi o seu ciclista Fernando Carvalho, natural de São Paio de Oleiros.


Na foto da esquerda para a direita: Fernando Mendes (treinador), Manuel Neves, Carlos Pereira, Paulo Silva, Viriato Duarte, José Mendes, Fernando Carvalho, Slawomir Pietruszewski, Dulas Andrezej, Vítor Teresinho, Benjamim Carvalho e Abel Matos (treinador-adjunto).