O Clube Desportivo Feirense, foi convidado a estar presente na Elite dos clubes de Formação, numas jornadas de Reflexão sobre os problemas e as virtudes da Formação em Portugal, e foi representado pelo seu Coordenador de Futebol da Formação, Prof. José Fernando Vieira, na Cidade do Futebol – Casa das Seleções, em Oeiras.
A Cidade do Futebol acolheu uma troca de experiências e conhecimentos entre coordenadores da formação de 24 clubes e a estrutura técnica das seleções jovens de Portugal.
A FPF promoveu no passado fim de semana, pelo terceiro ano consecutivo, um importante encontro entre a estrutura técnica das seleções nacionais jovens e os coordenadores da formação de 23 clubes nacionais e um internacional. Um dia enriquecedor de debate, aprendizagem e troca de experiências.
A reflexão, que decorreu com grande harmonia e união entre os evolvidos, incidiu sobre assuntos relacionados com as estruturas e dinâmicas do futebol de formação, contando com intervenções de responsáveis de Vitória SC e Belenenses, passando por um debate sobre os quadros competitivos nacionais, com incidência sobre o Torneio Lopes da Silva sub-14, uma das provas importantes neste contexto. A ação foi encerrada com uma abordagem à “Identidade Portugal” e as suas referências.
O objetivo deste novo encontro é simples: é encorajar a partilha de ideias e conhecimento entre todos, garantindo uma reflexão séria e construtiva sobre o presente e o futuro do futebol português.
Joaquim Milheiro, Coordenador Técnico da Formação da FPF, explicou a relevância da ação: “O que se pretende é que haja troca de ideias, uma reflexão sobre o estado atual do futebol de formação em Portugal e encontrar determinadas estratégias que ajudem à continuidade, afirmação e desenvolvimento do jogador português. Estas sinergias entre FPF e clubes levam-nos para um nível de reflexão superior, sobretudo para encontrarmos o melhor caminho para continuar a nossa afirmação e para ajudarmos o jovem jogador a estar convenientemente preparado para os exigentes desafios”, realçou.
Os clubes participantes foram os seguintes:
Marcaram presença na Cidade do futebol coordenadores técnicos da formação dos seguintes clubes: Ass. Académica C., AC Alcanenense, SC Olhanense, CD Feirense, CF Belenenses, Boavista FC, CD Aves, FC Paços Ferreira, FC Cesarense, FC Porto, GD Chaves, GD Estoril Praia, CD Cova da Piedade, Leixões SC, Moreirense FC, Portimonense SC, Real SC, Rio Ave FC, SC Braga, SL Benfica, UD Oliveirense, Vitória FC, Vitória SC e FC Luzern.