Quatro extraordinários dias é o principal balanço da prestação da equipa ABTF Betão-FEIRENSE na 29.ª edição da Volta a Portugal do Futuro.

Com apenas dois jovens em competição, a dupla comandada por Joaquim Andrade alcançou os objectivos a que se propuseram, trazendo para casa uma vitória de etapa com Francisco Pereira, que vestiu num dia a camisola verde dos pontos e, após o triunfo da segunda etapa em Águeda, liderou a camisola amarela por mais um dia, sempre bem escudado por Miguel Carvalho, que se destacou pelo exímio trabalho de apoio ao seu companheiro de equipa.

 

Em declarações, Francisco Pereira assinalou que “A memória mais importante com que fico dessa vitória é a maneira como o Miguel se entregou a ajudar-me no início dessa etapa. Nunca ninguém me tinha ajudado como ele o fez durante a corrida.”

 

Para o director desportivo Joaquim Andrade, esta “Foi uma Volta bastante positiva. Viemos apenas com dois ciclistas e ambos tiveram um comportamento exemplar. No primeiro dia, o Francisco já partiu para o ataque e podia ter alcançado a vitória. Não conseguiu e no segundo dia voltou a tentar, vencendo a etapa e assumindo a liderança da prova. No último dia voltou a estar na discussão da etapa. Saímos também muito satisfeitos com a prestação do Miguel, que deu uma protecção exemplar ao Francisco. Fez um trabalho exemplar, digno de um atleta profissional. Só tenho de dar os parabéns aos dois ciclistas, que tão bem representaram a nossa equipa ABTF Betão-FEIRENSE.

 

Classificações Volta a Portugal do Futuro

 

Classificação Geral:

1.º Gabriel Rojas (Essax) 13h41m41s

2.º Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO) a 11s

3.º David Delgado (Bicicletas Rodríguez) a 12s

46.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 20m26s

57.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 23m57s

 

Geral Pontos:

1.º Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) 79 pts

2.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) 62 pts