O Clube foi fundado em 18 de Março de 1918 com a designação de Associação Desportiva Feirense. O Clube foi redenominado para Clube Desportivo Feirense, no final dos anos 20.

Uma das primeiras iniciativas dos seus fundadores, Luís Amorim, Artur Bastos, Luís Cadilon e Artur Lima, foi adquirir um terreno onde devia ser construído o primeiro campo de jogos, na mata , lugar de Picalhos, próximo da linha férrea do vale do Vouga. Em 1924 foi efectuado um contrato de arrendamento desse terreno e iniciadas as terraplanagens e pouco depois começaram a realizar-se alguns jogos sendo o primeiro contra o Lourosa a 4 de Maio de 1924 em que o CD Feirense venceu por 2×1.

O primeiro Presidente do CD Feirense foi Alcides da Silva Machado e tomou posse em 30 de Dezembro de 1924.

Em 1926 e porque nessa altura o CD Feirense já não parava, criou-se uma comissão, com o objectivo de adquirir um novo terreno com melhores condições para um novo campo, tendo-o conseguido no Lugar do Montinho, mais no centro da então Vila da Feira, pertencente ao Sr. Adriano Simão. Como curiosidade, nesse tempo o CD Feirense equipava com camisola vermelha e preta com listas verticais.

Em 2 de Março de 1931 foi inaugurado o campo do Montinho com um jogo entre a Selecção de Aveiro e o FC Porto, e nesse ano passou a equipar com camisola azul, calções pretos e meias pretas.

Na época de 1931/32 o CD Feirense participou pela primeira vez num campeonato, estreando-se no campeonato da promoção de Aveiro, a divisão mais baixa do distrital,sendo derrotado por 4×1 no primeiro jogo oficial no campo do Cortegaça.

Desde os finais da década de 30 e até 1950 o CD Feirense atravessou várias dificuldades e a principal nota de relevo foi a criação do primeiro emblema do CD Feirense desenhado por António Ferreira da Costa.

O CD Feirense continuou as suas participações nos campeonatos distritais de Aveiro e em 15 de Janeiro de 1955, Marcolino Castro é eleito pela primeira vez Presidente do CD Feirense (facto que aconteceu por mais 5 vezes e num total de 9 épocas) e a equipa passou a equipar com camisola azul, calção branco e no ano seguinte conseguiu pela primeira vez o apuramento e participação no campeonato nacional da Terceira Divisão, sendo o primeiro jogo efectuado em Avintes.

Em Março de 1956 deu-se início ao departamento juvenil do clube com a criação da equipa de juniores.

Em 1958 foram aprovados os primeiros estatutos do clube, as cores da bandeira e o desenho para o novo distintivo, da autoria do Dr. Humberto de Paiva.

Na época de 1959/60, o CD Feirense sagrou-se pela primeira vez Campeão Distrital de Aveiro e na mesma época disputou a Terceira Divisão Nacional, conseguindo a subida à Segunda Divisão Nacional também na mesma época. O CD Feirense repetiria o título de Campeão Distrital de Aveiro nas épocas de 1965/66 e 1967/68.

Em 1960/61, registou-se a primeira participação no Campeonato Nacional da Segunda Divisão.

No início da década de 60, o CD Feirense viveu um dos melhores períodos da sua história que passou pela vitória na Zona Norte da Segunda Divisão, inauguração do atual Estádio Marcolino Castro e a estreia na Primeira Divisão Nacional em 1962/63.

Em 1968/69, o CD Feirense conquistou o seu primeiro título distrital de Aveiro das camadas jovens, no escalão de juvenis.

Em 1969 o Engº Artur Brandão, patrono da nossa escola de formação, foi eleito pela primeira vez Presidente da Direcção, facto que aconteceu por mais 4 vezes e num total de 9 épocas.

Artur Brandão e Marcolino Castro eram nesta altura os Presidentes que mais anos estiveram à frente dos destinos do clube.

Na época de 1975/76, as camadas jovens do clube estiveram em evidência com a presença da nossa equipa de juniores na final do Campeonato Nacional da Segunda Divisão realizado em Tomar.

Em 1976/77, o CD Feirense vence a Zona Centro da Segunda Divisão e na época seguinte disputa pela segunda vez, o Campeonato Nacional da Primeira Divisão.

Na época de 1982/83, nas camadas jovens, a equipa de juvenis do CD Feirense, depois de conquistar o título distrital, disputou as meias-finais da Taça Nacional de Juvenis.

Em 22 de Setembro de 1987, o CD Feirense pela primeira vez tem um campo de relva natural com a inauguração do relvado do Estádio Marcolino Castro.

Na época de 1988/89, o CD Feirense é novamente vencedor da Zona Centro da Segunda Divisão e na época seguinte disputa pela terceira vez o Campeonato Nacional da Primeira Divisão.

Em 1990, Fernando Carvalho da equipa de ciclismo do CD Feirense venceu a 52ª volta a Portugal em bicicleta.

Na época de 1990/91 o CD Feirense disputa as meias-finais da Taça de Portugal com o FC Porto. Após o empate no fim do prolongamento, forçou o segundo jogo no Estádio das Antas onde acabou por ser eliminado. Também nesse ano participou pela primeira vez na então criada Segunda Divisão de Honra.

Em 1996, foi atribuído ao CD Feirense a medalha de mérito desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto.

Depois de vários títulos distritais conquistados pelas camadas jovens do clube, conseguimos desde a época de 1999/2000, a permanência em simultâneo dos 3 escalões (juniores, juvenis e iniciados) nos Campeonatos Nacionais, situação única no distrito em tantos anos consecutivos, continuando a ganhar títulos nos infantis e escolas.

Em 2000, foi criada por Rodrigo Nunes, então responsável pelo Departamento Juvenil, a escola de formação Artur Brandão.

Em 2001, tomou posse pela primeira vez Rodrigo Nunes, atual Presidente do CD Feirense e apresentou a maquete do Complexo Desportivo Feirense, o hino do clube escrito pelo saudoso Ernesto Campos, a revista mensal “Feirense Magazine”, a primeira Gala do clube, a festa de Natal e alterou os estatutos e o emblema.

Nesta altura, o CD Feirense revitalizou a ginástica e criou as modalidades de natação, cicloturismo e andebol.

Na época 2002/03, subiu novamente à Segunda Divisão de Honra.

Em junho de 2003, Rodrigo Nunes é eleito para um segundo mandato. Tal facto é inédito, pois nenhum anterior Presidente tinha sido eleito dois mandatos seguidos.

No final de 2004, o CD Feirense, apresentou a primeira fase do novo Complexo Desportivo, sendo que, a partir daí todos os atletas do clube começaram a treinar e jogar unicamente em relvados naturais e sintéticos, caso único em Portugal mesmo nos clubes chamados grandes (SL Benfica, Sporting CP, FC Porto).

Em Junho de 2005, Rodrigo Nunes é pela terceira vez consecutiva eleito Presidente da Direção por mais um biénio e a completa-lo ficará à frente dos destinos do CD Feirense por 6 anos consecutivos, situação que também nunca aconteceu anteriormente.

Na época de 2007/08, a equipa senior de andebol subiu à 2ª Divisão Nacional.

Em Junho de 2007, Rodrigo Nunes é reeleito presidente da Direcção.

Na época de 2008/09 a equipa principal de futebol participa na Liga de Honra.

Em Junho de 2009, Rodrigo Nunes é reeleito Presidente da Direcção, tomando posse pelo quinto mandato consecutivo.

Na época 2009/10, o CD Feirense finalizou a Liga Vitalis no 3º lugar, a melhor classificação de sempre na Segunda Liga Profissional e Rodrigo Nunes igualou os históricos Artur Brandão e Marcolino Castro à frente dos destinos do clube, com a particularidade desses nove anos serem seguidos. Nas camadas jovens, fomos Campeões Distritais de Aveiro em Escolas (A, B e C).

Na época 2010/11, o CD Feirense finalizou a Liga Orangina no 2ª lugar, quebrando o recorde do clube na 2ª Liga e garantiu a promoção pela quarta vez à Primeira Liga. Nas camadas jovens, fomos Campeões Distritais de Aveiro em Juniores, Infantis B, Benjamins A e Benjamins B.

Na época 2011/12, o CD Feirense compete na Liga Zon Sagres.