Com apenas 18 anos, João Tavares teve a “oportunidade da sua vida” ao ser convidado para integrar os treinos da equipa profissional desde a pré-época.

Dono de uma humildade que não passa despercebida a ninguém, o médio natural de Santa Maria da Feira, sonha em ser “um bom jogador profissional” e é para atingir esse fim que trabalha arduamente – tanto nos juniores como nos seniores.

O jovem que agora realiza o segundo ano de “castelo ao peito” na equipa de sub-19 do CD Feirense, refere que a equipa está concentrada nesta reta final do campeonato e é imperativo ao afirmar que o objetivo dos juniores de garantir a manutenção, é um sonho alcançável.

Balanço de época juniores
“O nosso principal objetivo é a manutenção. Fizemos uma boa primeira fase terminando em sexto lugar com vinte e oito pontos. Tivemos altos e baixos mas julgo que isso é normal ao longo de qualquer época. Na fase de manutenção, não começamos da melhor maneira. Estivemos quatro jogos sem vencer e, apesar de termos dominado em muitos jogos, não conseguíamos concretizar as muitas oportunidades criadas. Vencemos o último jogo (CD Feirense 1×0 Gil Vicente FC) e essa vitória veio dar mais confiança à equipa. Acredito que vamos conseguir fazer um resto de campeonato tranquilo e conseguir o principal objetivo que é a manutenção.”

Sobre o grupo de trabalho dos Juniores
“O grupo é muito unido e respeitador desde o início. O mister Tiago Conde, sempre nos transmitiu que não basta apenas ter bons jogadores, e que o essencial assenta mesmo nessa união de grupo para conseguir os resultados desejados.”

Treinar com os seniores e jogar com os juniores
“Trabalhar com a equipa  senior tem-me dado uma boa bagagem para o futuro. Nos seniores temos de estar muito mais concentrados. A forma como os passes de bola são feitos requerem muito mais atenção e isso faz com que evolua profissionalmente ajudando assim os sub-19. Tenho aprendido muito com os atletas mais velhos do plantel profissional, e tento sempre transmitir as minhas aprendizagens aos sub-19 para que quando lhes surgir a oportunidade de treinar com os seniores eles já estejam um bocadinho preparados.”

A nove jornadas do fim do campeonato
“Os próximos jogos são decisivos para a manutenção. Já demonstramos que conseguimos jogar muito bem, temos é de melhorar a finalização. A equipa continua a trabalhar bem, somos um grupo unido e todos estão a trabalhar para atingir o principal foco da equipa. Estamos concentrados nos próximos nove jogos que faltam, e queremos fazer o máximo de pontos possível para garantir a manutenção.”

Antevisão do jogo com a UD Oliveirense
“Agora vamos ter uma deslocação difícil, a UD Oliveirense conseguiu recuperar muitos pontos nesta fase de manutenção, é um dérbi concelhio e apesar de termos sempre vencido a UD Oliveirense esta época, isso não pode ser um motivo para relaxarmos. Com certeza que os adversários vão ter muita vontade de ganhar neste jogo onde terão uma vantagem: jogar em casa. O Feirense vai entrar concentrado em campo para tentar realizar um bom jogo e trazer pontos.”

Sobre o futuro
“O meu maior sonho é ser um bom jogador profissional. Tenho trabalhado todos os dias nesse sentido, em todos os treinos e em todos os jogos. Dou graças à oportunidade que estou a ter porque tenho consciência que muitas pessoas gostariam de estar no meu lugar, por isso tento levar essa gratidão todos os dias para o campo para que futuramente consiga atingir os meus objetivos pessoais e ter sucesso no mundo do futebol.”

Os juniores do CD Feirense deslocam-se no próximo sábado a Oliveira de Azeméis, onde irão defrontar a vizinha UD Oliveirense, em jogo agendado para as 15h00.