Decorreu na passada sexta-feira, 18 de Março, a XV Gala do Clube Desportivo Feirense que se realizou pela primeira vez no Grande Auditório do Europarque em Santa Maria da Feira.
O evento, que teve o seu início por volta das 21h30, contou com a presença de cerca de 800 pessoas e teve como objetivo premiar diversos atletas das várias modalidades, bem como distinguir as várias personalidades que ao longo do ano mais se destacaram ao serviço do Clube.
Este ano, o apresentador foi o comediante, Joel Ricardo dos Santos, natural de Santa Maria da Feira, que durante duas horas colou o público nas cadeiras, e arrancou gargalhadas que encheram a sala, no dia em que o Clube Desportivo Feirense celebrou o seu 98º aniversário.
O primeiro prémio Rodrigo Nunes da XV Gala do Clube Desportivo Feirense, foi entregue a Rafael Soares, atleta da modalidade de Taekwondo, pelas mãos do Presidente da Associação Distrital de Taekwondo de Aveiro, Dr. Dário Pinto. O atleta, iniciou a sua formação na modalidade em maio de 2012. Desde cedo se destacou pela sua dedicação, sendo as suas principais virtudes realçadas pela sua humildade e disponibilidade com que encara esta prática desportiva. Iniciou a sua experiência competitiva recentemente com um desempenho excepcional, superando todas as expectativas, tornando-se assim uma promessa na secção de Taekwondo do Clube Desportivo Feirense.
Foi entregue de seguida o prémio de Futebol 7, ao jovem atleta Tiago Sousa, pelas mãos do talentoso jogador do plantel profissional Fabinho. O vencedor, conta com um título de Campeão Distrital de Benjamins A e foi descrito como sendo um médio com grande visão ofensiva e grande intensidade na luta pela bola. Procura constantemente chegar primeiro no espaço, e posteriormente ligar de forma habilidosa, o meio campo e o ataque. É um jogador que possui uma elegância notável com a bola, sendo por isso mais um protótipo do estilo de jogador moderno do Clube Desportivo Feirense.
Entre vários momentos de humor, divulgados pelo nosso apresentador, deu-se a entrega dos emblemas de prata aos sócios de 25 anos de filiação ao Clube, e a entrega dos emblemas de ouro, ao único galardoado pelos 50 anos de filiação:
EMBLEMAS DE PRATA
Dr. José Miguel Oliveira Ferras
Joaquim de Sá Pereira Lino
Avelino Teixeira
Maria Irene Cunha Fernandes
Pedro Alexandre Oliveira Silva
Maria Manuela Dias Santos Cavaco
Hugo Manuel Ribeiro Homem da Silva Rocha
Dr. António da Silva Pinho
Manuel Gonçalves da Silva
Eng. Paulo Jorge Cruz Pereira de Sá
Maria de Lurdes das Eiras e Sá
Dr. Nuno Ribeiro Pires
Nuno Miguel Teixeira Pires
Maria Raquel Maia Gomes Correia de Sá
Sara Marta Pereira Santos Cavaco
Rui Miguel Campos Oliveira
Dra. Emília Manuela Gomes Conceição
Eng. António Alves Cardoso
Dr. Jorge Filipe Oliveira
Vitor Emílio Figueiredo de Bastos
João Miguel Ribeiro de Azevedo
Roberto Valente
EMBLEMAS DE OURO
António Abel Carneiro Teixeira
O prémio de atleta do ano do Futsal, veio de seguida. Das mãos do diretor de Futsal, Sr. Jorge Clara, o troféu Rodrigo Nunes, foi entregue ao pivô Michal Pinho, que abraçou o projecto da secção de Futsal do Feirense no primeiro ano da sua existência, contribuindo logo para a subida à 1ª Divisão Distrital, e posteriormente, para o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão. O Sub-Capitão da equipa, é um dos homens da casa, e transmite na perfeição a mística Feirense a todos os novos atletas.
O jovem atleta Diogo Almeida, mais conhecido por Diga, foi condecorado com o prémio atleta do ano Futebol de 11 pelas mãos do Presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Dr. Arménio Pinho, por ser um jogador polivalente, com boa qualidade técnica, com predominância ofensiva e com grande intensidade de jogo. Na época anterior, o atleta foi Capitão dos Juvenis A e participou na fase final na subida dos Juniores A, à 1ª Divisão Nacional.
O vencedor do prémio atleta do ano da Natação, já faz parte da modalidade há quatro anos, e desde então, tem-se revelado um nadador com excelentes perspectivas, que tem elevado o nome do Clube, dentro e fora de portas. Manuel Pinho, recebeu da diretora da modalidade Sra. Paula Pereira, o troféu que lhe deu o devido destaque. O atleta, para além de vários títulos de campeão regional e interdistrital, foi chamado à Seleção Regional para treinos e para competições, foi convocado para o treino da Federação Portuguesa de Natação, e tem alcançado vários recordes do clube ao longo das épocas, sendo ainda o detentor do 4º lugar Nacional na prova de 100m costas.
O Presidente do Clube Desportivo Feirense, Sr. Rodrigo Nunes, subiu ao palco para o seu discurso, começando por agradecer a presença de todos nesta gala que foi também de comemoração do 98º Aniversário no Clube, referindo que “Um Clube perto dos 100 anos e com uma história riquíssima, não nos permite facilitar”, e precisamente por
isso, revelou vários sonhos e objetivos que continuam presentes no dia-a-dia, para a dinamização do nosso grande clube “Nas modalidades amadoras temos que continuar a crescer e a melhorar as condições para a prática desportiva. O Pavilhão é uma prioridade e nestes 4 anos que nos propusemos cá ficar, temos que fazer tudo para que este sonho se torne uma realidade”, apelando assim à colaboração da autarquia de Santa Maria da Feira ” Ter um Clube no nosso Concelho como o Clube Desportivo Feirense, é um motivo de orgulho para todos os Feirenses, para todos os autarcas de Sta Maria da Feira, e em particular para o Sr. Presidente da Câmara. Esta associação quase centenária é claramente a referência Desportiva e Social do nosso concelho”, e principalmente apelando ao apoio do Presidente da Câmara Dr. Emídio Sousa ” Com a sua ajuda Sr. Presidente, para realizarmos este sonho da construção de um pavilhão para darmos melhores condições aos jovens deste concelho, garanto-lhe que não haverá limites ao nosso crescimento e o senhor continuará feliz ao ouvir falar bem deste Clube, e todos continuaremos, por muitos anos, a ter orgulho de ser Feirenses”. O Presidente, Rodrigo Nunes, referiu ainda que todo o apoio dos sócios e simpatizantes do Feirense, têm um papel fundamental, na realização de todos os sonhos, que passam pela construção de um pavilhão para as modalidades, pela finalização do Complexo Desportivo e pela consolidação na 1ª Liga.
O prémio sócio do ano é atribuído anualmente a uma das pessoas que mais se destaca pelo amor, entrega e ajuda ao Clube Desportivo Feirense. Este ano não fugiu à regra e o vencedor foi Valdemar Andrade, que vê o Feirense como uma Família, expressando publicamente este sentimento. É uma figura sempre presente, na moldura do nosso Marcolino Castro, envergando orgulhosamente as cores do nosso Clube, e passando esse amor e devoção aos membros mais jovens da sua Família. O prémio foi entregue ao merecido vencedor, pelas mãos do Dr. Celestino Portela, Presidente da Assembleia Geral do Clube Desportivo Feirense.
A vencedora do prémio de atleta do ano do Judo foi Maria João, que recebeu o troféu Rodrigo Nunes, da treinadora da modalidade Bianca Sousa, que a descreveu como sendo uma atleta muito assídua, bastante persistente, trabalhadora e humilde, que apresenta excelentes resultados. Com a sua excelente postura, já conquistou 3 medalhas de Bronze e uma de Prata, em torneios que apresentavam diversos atletas com mais experiência, levando assim pela primeira vez, o emblema do Clube ao Campeonato Nacional de Cadetes 2015.
Nesta Gala, houve uma menção de louvor a todos os outros atletas do Feirense que se destacaram ao serviço do Clube Desportivo Feirense, contribuindo diariamente e arduamente para o seu engrandecimento, e que representaram as Seleções Nacionais. No ano de 2015, a modalidade de Ginástica do CD Feirense chegou ao pódio ao obter um segundo lugar por equipas no Campeonato Nacional de Infantis Femininos, com as atletas Érica Sampaio, Maria Jorge, Mariana Araújo, Maria Luis. O Juvenil do Andebol Feirense, Pedro Ribeiro, esteve presente num Torneio em Espanha a representar a Seleção Nacional Juniores C. No ano passado, o Feirense esteve representado na Seleção Nacional de Sub–17 e Sub-19 por Rafael Tavares e Pedro Santos. E no Futebol Profissional, representando as selecções de Cabo-verde, Nigéria, Giorgia, Sérgio Semedo, Dele Alampasu, Giogi Makaridze.
O Prémio de Futebol Profissional, foi entregue pelo Administrador do Patrocinador Oficial, Mestre da Cor, ao nosso guardião Giorgi Makaridze, que se destacou pela sua envergadura física, voz de comando e veia goleadora.
A distinção do atleta do Ano do Andebol foi para Nuno Reis, a um atleta verdadeiramente exemplar, que representa uma promessa para o Andebol Nacional. Trata-se de um jovem bastante talentoso que ostenta orgulhosamente o castelo ao peito, e é de castelo ao peito que tem sido presença habitual nos treinos da Seleção Nacional. O prémio foi entregue pelas mãos do Prof. Manuel Gregório, coordenador da modalidade de Andebol Feirense.
O prémio seguinte foi entregue pela diretora do Atletismo Sra. Susana Marques. O vencedor do Atletismo foi David Duarte, que se iniciou neste clube na época 2013/14 como Iniciado, tendo logo revelado qualidades nos sectores da velocidade e meio fundo, no qual mais se evidência. Na época 2014/15 alcançou o 3º lugar nos 1.000 metros no Nacional Olímpico Jovem, realizado no estádio 1º de Maio em Braga, além de muitos outros pódios alcançados em diversas provas realizadas pelo nosso país, envergando O Castelo ao Peito.
O Treinador do Ano, foi o Prof. Nuno Santos, prémio entregue pelo Diretor do CD Feirense Dr. Paulo Sérgio. Nuno Santos, adjunto do Futebol Profissional, é descrito como uma pessoa que está sempre disponível para ajudar quer a formação, que o futebol profissional. Há vários anos responsável pelos Juniores do CD Feirense, sendo que a maioria dos nossos jogadores que ingressaram nos seniores, passaram pelas suas mãos.
O prémio Rodrigo Nunes, de Diretor do Ano foi entregue a João Sá, pelas mãos do Diretor Manuel Fernandes, por ser uma pessoa incansável pelo desenvolvimento do clube, nunca dizendo que não a qualquer tarefa solicitada.
Por último, subiu a palco o Sr. Luis Nunes, Presidente do Concelho Geral do Clube Desportivo Feirense, para a entrega ao nosso ex-atleta Candido, o prémio de Personalidade Feirense.
O final do espetáculo contou com bolo de aniversário, e o tradicional cantar de Parabéns celebrando mais um ano de vida deste Grandioso Clube, que se aproxima a largos do Centenário.